A Origem da Língua Portuguesa
Ooi, Letrandos! Vocês também adoram saber a história de todas as coisas? Hoje me fizeram uma pergunta: “De onde surgiu a Língua Portuguesa?” Vem comigo!
Para essa viagem, vamos iniciar apresentando: a Península Ibérica, os romanos e o latim.
A Península Ibérica (PI), localizada no sudoeste da Europa, sofreu inúmeras configurações territoriais até chegar à atual. Hoje, compreende os países da Espanha, Portugal, França, Andorra e Gibraltar.
Acredita-se que, por volta de 3.000 a.C., os Bascos foram os primeiros povos a ocuparem a península. Já no séc. III a.C., os romanos iniciaram a conquista da PI e, nesse momento, seus principais habitantes eram os Iberos, os Celtas (Celtiberos), os Turdetanos e os Fenícios. Desse modo, os romanos iniciaram a romanização, isto é, a cultura romana foi imposta aos povos que lá viviam.
Então, como parte da cultura romana, o latim foi a língua implantada. O denominado “latim vulgar”, falado pelos romanos nas diferentes regiões do Império Romano, entrou em contato com as línguas dos povos dominados (línguas de substrato) e, assim, o latim foi adquirindo diversos traços nesse processo, dando origem às línguas românicas. Um dado curioso sobre as línguas de substrato é que elas são completamente substituídas pela língua do dominador e desaparecem.
Nesse ponto, destacamos que a Língua Portuguesa pertence à família de línguas indo-europeias, situada no subgrupo das línguas itálicas (línguas românicas ou latinas). Um livro muito interessante para se aprofundar um pouquinho mais é o História Sociopolítica da Língua Portuguesa, do Carlos Alberto Faraco.
A ilustradora Minna Sundberg desenhou a ‘Árvore de Línguas’ que, apesar de não abranger todas as línguas do mundo, exemplifica a incrível ligação entre os diversos idiomas. Fascinante, não é?!
Até a próxima ^_^