Linguística: Estudo Científico
Olá, Letrandos 😊
Dando continuidade aos rascunhos sobre linguística, hoje eu vou falar sobre os principais requisitos que a caracterizam como ciência e sua relação com os usos da língua. Vamos lá?!
O Objeto de Estudo Próprio
Sabemos que seu objeto de estudo é a linguagem humana (no post “Linguistas: O que estudam?” vimos a diferença entre língua e linguagem, caso queira relembrar).
Então, o linguista observa e descreve as línguas de forma sistematizada, baseando-se em enunciados falados e escritos, relacionando-as a uma teoria.
As investigações objetivam identificar características da faculdade da linguagem, tais como, o que é universal, o que é cultural, o que é inato e o que é adquirido.
Método Empírico
Como base para as suas descobertas, e comprovação das hipóteses levantadas, utiliza métodos rígidos que estão relacionados à natureza empírica, o que permite que os dados sejam verificáveis por meio de observações e experiências.
Postura Metodológica: Considerações Sobre o Seu Objeto de Estudo
Como o linguista se interessa pela essência geral da linguagem humana, todas as línguas e suas variedades são objetos de estudo. Ou seja, a linguística não é prescritiva, sua função é descrever a maneira como a língua é realmente utilizada, seja na fala ou escrita, sem avaliação sob a ótica do “certo” e “errado”.
Cuidem-se bem e até a próxima!