Linguistas: O que estudam?
Olá, Letrandos! Espero encontrá-los bem.
Após um tempinho sem postar, estou de volta 😊
Recentemente fui aprovada no Programa de Pós-graduação em Linguística, para o curso de mestrado, da Universidade de Brasília.
Tivemos apenas uma semana de aulas, pois diante do cenário atual, de enfrentamento à pandemia de coronavírus, o calendário acadêmico está suspenso.
Apesar disso, a ideia é não parar de estudar. Vou começar a compartilhar muitas coisas legais com relação à pesquisa, aos conteúdos envolvidos e tudo mais.
Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre os linguistas. Vamos lá?!
Primeiramente, é importante entender os conceitos de linguagem e língua.
Em poucas palavras, os linguistas definem a linguagem como uma habilidade. Para eles, é a capacidade de se comunicar por meio de línguas, em que apenas os seres humanos estão aptos para desempenhar.
A língua, por sua vez, é o sistema de signos vocais ou visuais empregado como meio de realização da comunicação.
Dessa forma, além de observar a estrutura das línguas naturais, como o português, japonês, francês ou inglês, o foco do estudo da linguística é o processo utilizado por essas línguas, que reflete aspectos universais.
Ou seja, não necessariamente o linguista tem que ser um poliglota, que conhece a fundo o desempenho específico de várias línguas.
Então, você me pergunta: mas como tudo acontece, Kely? Como o fenômeno da linguagem acontece? Que aspectos são esses? Quais teorias estão envolvidas?
Palma, palma, não priemos cânico. Vamos por partes…
Até a próxima e cuidem-se bem! ^_^