Fomento à Leitura
Oi, Letrandos!
Que tal ler um texto teatral com toda a interpretação e magia que ele pede!? Hoje eu vou falar sobre as atividades de fomento à leitura e o texto teatral.
Atividades de fomento à leitura são ações voltadas para o incentivo à leitura e para a formação do leitor. Existem diversas formas de desenvolver o incentivo à leitura: contação de histórias, bibliotecas itinerantes e rodas de leitura são exemplos clássicos dessa prática. Já o texto teatral, também conhecido como texto dramático, se desenvolve por meio de diálogos, ou seja, é ideal para ser representado.
Assim, a leitura de textos dramáticos pode transformar a realização dessas atividades!
Para entendermos a profundidade da proposta, vamos partir do exercício do ato de ler. Atualmente, a leitura possui um caráter intimista e solitário, mas a história da leitura nos mostra que os textos eram feitos para serem declamados em voz alta, coletivamente. Até a Idade Média, a leitura era responsável por socializar as obras escritas por meio da sua realização em voz alta e em público. Desse modo, permitia o envolvimento de todos os indivíduos, inclusive os que não sabiam ler que, muitas vezes, também memorizavam os textos relatados.
Pensando nisso, a dramaturgia pode resgatar a prática coletiva da leitura, além de proporcionar ao leitor, entre outros:
• Ao criar uma atmosfera onde a história se passa, o poder da imaginação e da criatividade do leitor é trabalhado com mais potência;
• Já que o leitor participa lendo as falas, como personagem, há maior envolvimento com a trama;
A Escolha do Texto
Os países de Língua Portuguesa contam com um projeto de divulgação de textos teatrais. O Portal de Dramaturgia de Língua Portuguesa – PORTAL DLIP é um banco de peças teatrais que visa instaurar uma aliança entre os criadores de teatro da comunidade de Língua Portuguesa. Lá, você poderá consultar, fazer download e incluir novas obras. Lembrando que os países participantes para a publicação de textos são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Para saber mais sobre o portal, acesse: http://portaldlip.com/.
Até a próxima!